REC retorna com bate-papo Diálogos em Rede – Movimentos sociais, mídia alternativa e pesquisa em Comunicação

Arte: Júlio César Paz
Foto e arte: Júlio César Paz/Fapan/Efe2

Como os grupos de mídia alternativa trabalham os dados sociais em Belém? Como se articulam para realizar uma cobertura jornalística diferenciada? Como a Publicidade e o Jornalismo colaboram para dar amplitude às vozes dos movimentos sociais?

Estas e outras perguntas serão debatidas na programação da Roda em Curso (REC) com o tema “Diálogos em Rede – Movimentos sociais, mídia alternativa e pesquisa em Comunicação”, que será realizada na quarta-feira (05), 16h, na Efe2, a agência experimental de comunicação da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) e da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen).

A REC partirá de duas experiências que mudaram o jeito de pensar e produzir comunicação em rede na cidade: Outros 400 e Coletivo Tela Firme. A mediação será da jornalista Luciana Gouveia, paraense que mora em São Paulo e atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da (PPGCOM – Unip/São Paulo) e é membro do Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário. De acordo com ela, “a proposta central da reunião é dialogar sobre temáticas que têm pautado os movimentos sociais em âmbito nacional e também local, a exemplo da democratização dos meios de comunicação, a parcialidade das mídias frente a crise política, o direito à cidade, a “desobediência civil” e a pesquisa científica nas periferias como forma de resistência e as novas formas do comunicar”, destaca.

chamada rec valendo 2A atividade terá ainda a participação de Moisés Sarraf, do portal Outros 400, site criado este ano, na ocasião do quarto centenário de Belém, para discutir os problemas e o futuro da cidade. O grupo realiza os encontros de “pauta aberta” para definir quais assuntos serão abordados em sua plataforma digital, marcando assim uma construção mais democrática e participativa da notícia. Durante as eleições municipais, os Outros 400 estão em parceria com a Agência Pública, agência nacional de reportagem e jornalismo investigativo. Na seção Truco, os jornalistas paraenses monitoram e checam o discurso dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Por fim, o bate-papo contará ainda com membros do “Coletivo Tela Firme”, lançado em 2014 com o propósito de mostrar o bairro da Tela Firme de um jeito-outro, que escapasse ao olhar estigmatizante da grande mídia. Desde então, produziram reportagens audiovisuais mostrando o cotidiano do bairro, os moradores antigos e também as mazelas do território – O vídeo “Poderia ter sido você”, em alusão as chacinas de Belém, já está inscrito na história da Comunicação Alternativa da cidade.

Programe-se e inscreva-se!

REC nº 09 – “Diálogos em Rede – Movimentos sociais, mídia alternativa e pesquisa em Comunicação”

Quando? 05/10, 16h

Onde? Agência Efe2, localizada na Travessa Castelo Branco Nº 1614, entre Conselheiro Furtado e Rua Dos Mundurucus.

Inscrições? Clique aqui.

Entrada franca com direito a certificado.

 

Deixe um comentário